Adael Juliano Schultz – Coordenador de Projetos e Recursos no Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Adael é graduado em Administração de Empresas e MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUC-RS, Extensão pela FIA Business School na temática Stakeholders e ESG. Atuação como professor universitário para os cursos de administração de empresas e marketing, assistindo também como avaliador nacional de projetos em sustentabilidade, temática na qual atua desde 2004. Participou do desenvolvimento de produtos e soluções sociais com equipe multidisciplinar e coordenando projetos de multiplicação de conhecimento nas 27 unidades da federação, federação, realizando consultorias em empresas de diversos segmentos da economia nas cinco regiões do Brasil.
Adelino Sasse – Diretor de Produtos e Negócios da Central Ailos. Adelino é formado em Ciências Contábeis pela FURB, com especialização em Administração de Empresas, Riscos e Contabilidade Gerencial e MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito. Em sua carreira, passou por diversas áreas, respondendo como diretor vice-presidente do Hospital Santa Catarina, presidente da União Paroquial Luterana, presidente executivo e do Conselho de Administração da Cooperativa Habitacional Vale do Itajaí (Coohabit), presidente do Sínodo Vale do Itajaí e diretor de Inovação no Blusoft-Acate. Atuou por 37 anos na Viacredi, maior cooperativa do Ailos Sistema de Cooperativas, como Coordenador Administrativo, Gerente Administrativo Financeiro e Diretor Administrativo.
Adelita Adiers – Coordenadora de Projetos Especiais na FACISC e membra da Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Adelita é mãe, empreendedora, associativista e voluntária. Auditora líder em sistemas de gestão ISO 37001: 2017 Antissuborno e ISO 37301: 2021 Compliance, além de especialista em Responsabilidade Social e Gestão do terceiro setor. Atua como Coordenadora de Projetos Especiais na FACISC e é a organizadora e autora do Manual de Compliance Associativista da FACISC. Também é coordenadora da Rede Catarinense de Compliance e do ODS Think Tank no Movimento Nacional ODS SC.
Arthur Rancatti – Cofundador da Rastro Sustentabilidade. Arthur é itajaiense, tem 34 anos e é filho de donos de restaurante. Sempre viu seus pais trabalhando com alimentação, e os resíduos orgânicos do restaurante iam para a horta, se transformando em adubo. Inquieto com os problemas sociais e ambientais, conduziu sua carreira para auxiliar na solução destes desafios.
Cofundador da Rastro Sustentabilidade, uma consultoria em ESG e educação, é signatário do Movimento Nacional ODS SC. Em 2013, fundou, com outros voluntários, o Coletivo Joinville Lixo Zero, que neste ano completa 10 edições da Semana Lixo Zero, o maior evento socioambiental da cidade de Joinville. Este mesmo evento foi destaque nacional em 2019 e 2022, premiado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
Carolina Gonçalves Mota – Advogada ambiental. Carolina é especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Saúde e Meio Ambiente. É pesquisadora sobre políticas públicas de resíduos sólidos, recursos hídricos, educação climática e mudanças do clima. É líder climática pelo Climate Reality Project Brazil, núcleo em Santa Catarina, e Signatária do Movimento ODS/SC desde 2020. É membra da LACLIMA rede de advogados pela mudança do clima na América Latina no desenvolvimento de pesquisas, artigos, estudos e atuação em consultas públicas em matérias da Agricultura, Governança Corporativa e Resíduos Sólidos. Também é professora de ESG no MBA de Finance e Banking, Responsabilidade Social.
Daniel Boeira Lodetti – Diplomata. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é Subchefe da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável, do Ministério das Relações Exteriores. Integrou delegações brasileiras no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF), na sede das Nações Unidas, em Nova York; no Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, em Nova Delhi, Índia; no Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, na sede da CEPAL, em Santiago, Chile. Durante o Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, serviu na Embaixada do Brasil em Bogotá.
Daniele Cássia de Souza – Especialista de Meio Ambiente ArcelorMittal Vega. Daniele é formada em Engenharia Ambiental pela PUC/PR. Possui MBA em Gestão Ambiental pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Possui 17 anos de experiência em Gestão Ambiental nos ramos de serviços e indústria.
David Schurmann – CEO da Voz dos Oceanos. David é cineasta e um dos líderes das iniciativas da Família Schurmann. Iniciou sua vida cinematográfica aos 13 anos, documentando a primeira volta ao mundo da Família Schurmann. Formado na Nova Zelândia, dirigiu curtas e programas para TV no exterior até voltar a bordo para produção da primeira parceria com o Fantástico e do documentário “O Mundo em Duas Voltas”. Na ficção, destaque para “Pequeno Segredo”, eleito para representar o Brasil no Oscar 2017 e indicado em quatro categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Na TV, lançou a série “Expedição Oriente”, exibida no Brasil pelo National Geographic e disponível nos Estados Unidos, Canadá, México e Austrália via Tubi. Atualmente, se dedica ao desenvolvimento de seus próximos filmes em parceria com produtores internacionais, entre eles, “The Penguin & The Fisherman” (“O Pinguim e o Pescador”) que está em pós-produção. Paralelamente, lidera a iniciativa Voz dos Oceanos, que inclui uma expedição marítima com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente.
Denise de Siqueira – membro do Comitê de Acessibilidade Espacial da UFSC. Denise é graduada em Relações Internacionais, pós graduada em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais e mestre em História, Urbanismo e Arquitetura das Cidades. Funcionária da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora dos grupos de estudos Ecoando Sustentabilidade e Ecologização do Direito. Ativista ambiental da ONG Route.
Gilson S. Zimmermann – Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catararina. Gilson é administrador de empresas, consultor e especialista em gestão empresarial e de entidades empresariais, atuando há mais de 25 anos no Associativismo; mentor e facilitador em treinamentos empresariais, atuando nas áreas de oratória, gestão empresarial, planejamento estratégico e cultura associativa. É signatário do Movimento Nacional ODS/SC e atual Coordenador Geral do Movimento em SC e membro do Conselho Nacional do Movimento. Atua voluntariamente na JCI Brasil e é Senador JCI. Estudioso da Longevidade: @geracao.plena. Sócio Administrador da Alpes Gestão Empresarial Ltda (consultoria e assessoria); da Mattlei Soluções Inovadoras Ltda (telefonia celular), e CEO do Instituto Geração Plena e da GZ Capacitações.
Gisele Victor Batista – Diretora da Harpia Meio Ambiente e atua na Coordenação de Mobilização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Gisele é consultora em ESG e Responsabilidade Social nas empresas. Geógrafa, com Doutorado em Engenharia Civil pela UFSC, possui MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG). É Diretora da Harpia Meio Ambiente, empresa especializada em projetos de sustentabilidade, Agenda ESG e Licenciamento Ambiental. É também Mentora de Liderança Consciente e Desenvolvimento Humano para gestores, Propósito e Carreira para mulheres 40+, e empreendedorismo, inovação e novos negócios para MEIS, além de mentora de Empreendedorismo do IMPACT HUB Floripa. Mentora de Desenvolvimento Humano no Programa MentoroRH da ABRH_Fpolis. Facilitadora de encontros no Universo Ágil HUB no âmbito de carreira, empreendedorismo e liderança. Gisele também é embaixadora e conselheira do Capitalismo Consciente Brasil – Filial Santa Catarina. Diretora de Sustentabilidade e ESG da ABRH – Unidade Florianópolis, além de professora da Jornada da Liderança Humanizada e Conselheira do Movimento Human Skills Manifesto – Hub de Educação e Humanização. É criadora de conteúdo sobre liderança feminina e empreendedorismo e Embaixadora da Comunidade Polo de Liderança do SEBRAE – Paraná e foi eleita Top 10 LinkedIn Creator em Sustentabilidade e ESG no Brasil.
Haroldo Machado Filho – Oficial de Parcerias e Financiamento do Escritório da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Anteriormente, foi o Assessor Sênior sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/Brasil e negociador, pelo governo brasileiro, no processo de negociação multilateral de mudança do clima. É doutor em direito internacional pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento (IHEID), em Genebra. Trabalha no Sistema ONU há mais de 15 anos, lidando com temas como mudança do clima, desenvolvimento sustentável, transferência de tecnologias e financiamento para o desenvolvimento.
Heloisa Schurmann – Expedição Voz dos Oceanos. Heloisa é Defensora dos Oceanos e uma das líderes da Voz dos Oceanos. Conhecida autora brasileira de cinco livros, entre eles, “Expedição Oriente – 812 dias de uma volta ao mundo” – obra mais recente – e dois best-sellers, incluindo “Pequeno Segredo”, lançado na Itália e no Brasil. Velejadora, mãe da Família Schurmann e palestrante, que vem se apresentando para grandes eventos no Brasil e no exterior, incluindo participação no TEDx Educação, em São Paulo, para um público de 10 mil pessoas. Durante suas circum-navegações, se tornou naturalmente uma defensora dos oceanos e vem trabalhando junto com a família e tripulação do veleiro Kat na conscientização sobre a poluição dos plásticos no Planeta Água. É defensora da campanha #MaresLimpos do Programa da ONU pelo Meio Ambiente, que apoia mundialmente a expedição da iniciativa – terra e mar – Voz dos Oceanos, que tem Heloisa como uma das principais líderes.
Jean Ometto – Pesquisador Sênior Chefe da Divisão de Projetos Estratégicos INPE. Jean é Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desde 2009, e Chefe da Divisão de Projetos Estratégicos (DIP3). Docente permanente do PPG em Ciência do Sistema Terrestre (CST/INPE). Atua em diversas iniciativas e instituições como: Vice Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA,); Coordenador da Plataforma AdaptaBrasil MCTI; Membro do Comitê de Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais; Representante da FAPESP junto ao Consórcio de Agências de Financiamento “Belmont Forum”. Nomeado ao IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) ao Working Group II (Impacts, Adaptation, and Vulnerability), aos ciclos AR5 e AR6, e para a IPCC Task Force sobre inventários de emissões de GEE. Nomeado ao IPBES (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) aos relatórios de Avaliação de Escopo Regional e Sub-Regional e ao relatório de síntese Nexus e Global Environmental Outlook 5, coordenados United Nations Environment Programme (UNEP). Atividades recentemente encerradas: Coordenador Técnico do Projeto Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado, Programa de Investimento Florestal (FIP), Banco Mundial; Membro do Conselho Técnico-Científico da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Membro da American Geophysical Union's Committee on International Participation (AGU-CIP); Membro do Comitê Científico do Global Carbon Project (GCP).
Juliana Cesar – Assessora de programas na Gestos e integrante do GT Agenda 2030. Juliana é advogada e há mais de 20 anos atua na promoção e defesa dos direitos humanos e da igualdade de gênero, em especial no âmbito do enfrentamento da violência contra as mulheres, em prol da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos. Tem acompanhado a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável desde seu processo de negociação.
Desde 2010 atua como Assessora de Programas na Gestos para a área de HIV, gênero e relações internacionais. Anteriormente, atuou no projeto dhInternacional, de envio de casos emblemáticos de violações dos direitos humanos aos sistemas ONU e OEA. Também coordenou o Assistência Judiciária, a Diretoria de Direitos Humanos e a Coordenadoria da Mulher da capital pernambucana ao longo da primeira década dos anos 2000.
Na área internacional, destacam-se seu papel de articuladora para a área de gênero da Rede Mercocidades e consultorias sobre a inserção de gênero em respostas nacionais ao HIV em países da América Latina, Europa, Ásia e África para agências e programas da ONU. Também integrou atividades de monitoramento e advocacy internacional, como o Comitê Brasileiro de Monitoramento da CEDAW – Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres e foi expert integrante da delegação brasileira, em sessões da Comissão sobre População e Desenvolvimento (CPD) da ONU, da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e eventos similares. Hoje tem se dedicado à articulação do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Lavito Person Motta Bacarissa – Assessor na Secretaria Executiva da Comissão Nacional para os ODS. Lavito é formado em Direito, é especialista em Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento de Competências Organizacionais e Gestão Pública. Nos últimos 15 anos atuou na CAIXA Econômica Federal, com foco específico no apoio à implementação das políticas públicas do governo federal. Em 2021 assumiu a Gerência Nacional de Estratégia em Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do banco. Recentemente foi requisitado pela Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil para compor e apoiar a reinstalação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Lindberg Nascimento Júnior – Professor do Departamento de Geociências da UFSC. Lindberg é formado geógrafo pela UEL – Universidade Estadual de Londrina (licenciatura e bacharelado). Mestre e doutor em geografia pela UNESP de Presidente Prudente, com estágios sanduíches na Université Rennes II na França e na Universidade Eduardo Mondlaine em Moçambique. Atualmente, pai do Joca, trompista e professor do Departamento de Geociências da UFSC. Desenvolve atividades nos temas: variabilidade climática, clima urbano, risco climático, racismo ambiental e educação geográfica antirracista.
Luana Siewert Pretto – Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil. Luana é Engenheira Civil (UFSC), com mestrado na área de Análise Multicritério (UFSC) e pós-graduada em Gestão de Projetos (FGV). Atuou na concessionária estadual de saneamento básico de Santa Catarina (CASAN), como diretora de Relações Institucionais e Governamentais da ASFAMAS (Fabricantes de Materiais para Saneamento) e como presidente da Empresa Pública municipal de saneamento básico Companhia Águas de Joinville.
Malu Ribeiro – Diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. Malu é jornalista, com especialização em políticas públicas e gestão de recursos hídricos. Atua como representante da organização no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, foi uma das fundadoras do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em 2000, e é representante paulista do segmento sociedade civil no colegiado coordenador do Fórum na terceira gestão. Foi coautora da primeira estrada parque do país, por meio de legislação específica que serviu de referência para outras áreas de conservação.
Marcos José de Abreu – Deputado Estadual. O Marquito, como é mais conhecido, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por ele na ONU em 2022. Antes de tornar-se parlamentar, Marquito já era um ativista pelas causas que trabalha hoje. Foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, vice-coordenador do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e conselheiro da Associação Slow Food Brasil. Também atuou durante muitos anos no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), tendo sido co-criador do projeto Revolução dos Baldinhos, com foco em compostagem e agricultura urbana.
Mateus Fernandes – Diretor Executivo da Corre. Mateus é fundador da Corre, consultoria de desenvolvimento de projetos sociais nas periferias. Comunicador, é um dos TEDx Speaker brasileiro.Reconhecido como Top Voice LinkedIn. Atual Secretário da Juventude em Guarulhos, especialista em gestão de projetos e captação de recursos. Responsável por capacitar mais de 5 mil jovens de escolas públicas, universidades e fundações casas. Nas redes sociais, dedica-se a conscientizar os jovens sobre emergência climática, racismo religioso e ambiental.
Osmari de Castilhos Ribas – Diretor Superintendente Administrativo da Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes. Osmari possui graduação em Economia pela Faculdade Católica de Administração e Economia de Curitiba. Especialista em Engenharia Econômica pela Faculdade Católica de Administração e Economia e em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2001, Castilho atua como diretor-superintendente Administrativo da Portonave.
Pakashanew Urukukuapã – Liderança Climática pela Climate Reality Project. Pakashanew Urukukuapã é originário do povo Huni Kuin, da aldeia de Mucuripe, nascido no estado do Acre com vivências em outros estados do Brasil e alguns países fronteiriços. Vive em SC há 7 anos, atende com as medicinas da floresta ayahuasca, rapé, sananga, kambô, tabaco, espageria e fitoterapias. Graduado em Relações Internacionais e músico percussionista desde os 10 anos de idade, detém o conhecimento de propriedade intelectual de forma geral, com especialidade em conhecimentos tradicionais além de cursos voltados para o ativismo e as mudanças climáticas onde apresenta em escolas da região litorânea de forma voluntária a educação ambiental, focando em trazer a consciência dos seres a guarnição da floresta em pé e todos os povos que nela estão, e com vivências ancestrais como ela deve ser respeitada e vista como sagrada por todes as irmandades, além disso desenvolve trabalho nas aldeias vizinhas Guaranis, Xokleng e Kaingang.
Patricia Bobbato – Diretora de Pessoas, Comunicação Interna e Sustentabilidade na Tigre. Patricia conta com mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos em vários negócios, como indústria, varejo, financeiro. E atualmente com todos os subsistemas de RH, tais como Cultura e Desenvolvimento, Remuneração, Benefícios, Medicina, Relações trabalhistas, Comunicação Interna e também Sustentabilidade. Atuação em toda a América Latina e EUA. Participação no Comitê de Pessoas, Sustentabilidade; Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão e Comitê de Ética.
Profissional com ampla experiência no Desenvolvimento de Lideranças, Planejamento de Sucessão, Transformação Cultural, Recrutamento e Seleção, Carreira, Educação Corporativa, Gestão de Performance e desenvolvimento de negócios para transformação o RH em uma área estratégica.
Formação em Psicologia, SBDG, Coaching pela ABRAC e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral.
Dra Regina Panceri – Gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil de Santa Catarina. Regina é assistente social, Mestre em Serviço Social, Doutora em Gestão do Conhecimento, Bacharel em Direito, Gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil de Santa Catarina, pesquisadora na área de Gestão de Riscos e de Desastres desde 2009, com publicações nacionais e internacionais na área. Defensora dos direitos das crianças e dos adolescentes e do Programa Defesa Civil na Escola.
Reginalva Mureb – Diretora-Presidente da AEGEA em Santa Catarina. Advogada, atuando no saneamento desde 2003, em especial na área de Regulação para companhias de saneamento privadas e acompanhamento de desenvolvimento de contratos de concessão, e desde 2016 como Diretora Presidente em unidades de Saneamento da AEGEA. Em 2019 foi nomeada Diretora Presidente das unidades de Saneamento de Santa Catarina (Aguas de Penha, Aguas de Bombinhas, Aguas de São Francisco do Sul e Aguas de Camboriú) pela mesma holding. Conta com cursos de Liderança pela Fundação Dom Cabral, Curso de Estratégia e Negociação pelo Insper, Curso de Finanças para Executivos pelo Insper, CP3P – sobre Parcerias Público Privadas e concessões pela Radar PPP.
Robson Juan da Silva – Ela Sustentável. Robson possui formação em Ciências Econômicas pela UFSC e acumulou uma experiência de 20 anos de trabalho no Banco Toyota do Brasil AS, uma multinacional do setor financeiro automotivo. Durante esse período, ele exerceu a posição de presidente da OSCIP Aragua/Apoena, localizada na Praia Mole, onde atuou principalmente com educação infantil, envolvendo esporte e meio ambiente. Motivado por sua paixão pela natureza e responsabilidade social, buscou uma transição para o movimento da Sustentabilidade. Desde 2020, ele faz parte da empresa Ela Sustentável, onde atua como sócio e colaborador no Departamento de Sustentabilidade. Nessa empresa, eles têm a ambição de disseminar a Cultura da Água e solucionar questões relacionadas ao setor de Saneamento, utilizando inovação em serviços e produtos sustentáveis. Para Robson, Sustentabilidade não é apenas um movimento, é um sentimento que o impulsiona em suas atividades profissionais e pessoais.
Rubens Filho – Gerente da Plataforma de Ação pela Água e Oceano da Rede Brasil do Pacto Global. Jornalista de formação pela Universidade de Taubaté e Mestre em Sustentabilidade e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Por quase uma década, gerenciei a comunicação, relações governamentais e empresarial, e publicações do Instituto Trata Brasil, OSCIP brasileira de saneamento básico. Atuei na criação inédita do Painel de Mudanças Climáticas de Curitiba (PR) sendo consultor de indicadores de água e saneamento. Atuo como consultor pro-bono de Comunicação e Sustentabilidade da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que discute economia circular para o setor empresarial. Desde novembro de 2022, assumi a Gerência da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil para trabalhar os ODS 06 e ODS 14 com o setor empresarial brasileiro.
Silvana Parisotto Agostini – Diretora de Riscos e Compliance da Unicred Central Conexão. Silvana é graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em controladoria e possui MBA em contabilidade e finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 27 anos de experiência no ramo do cooperativismo de crédito, atuando há mais de 10 anos como Diretora de Riscos e Compliance da Unicred Central Conexão. Além do gerenciamento de riscos, é responsável pelo pilar de Sustentabilidade e ESG da cooperativa, atuando na busca das melhores oportunidades para o crescimento sustentável do Cooperativismo.
Thelma Krug – ex-vice presidente do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC), o principal órgão científico do mundo na área climática. Thelma é pesquisadora titular aposentada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É matemática, com doutorado em Estatística Espacial pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Foi Secretária Adjunta na Secretaria de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do então Ministério da Ciência e Tecnologia; Secretária Nacional na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de 2016 a 2017 foi Diretora do Departamento de Políticas para Combate ao Desmatamento, no MMA. De 2002 a 2015 presidiu a Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), tendo sido eleita Vice-Presidente do referido painel em outubro de 2015, com mandato até 2022. Por mais de 15 anos representou o Brasil nas negociações internacionais na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, nos temas relacionados ao uso e mudança do uso da terra; florestas; inventários nacionais de gases de efeito estufa; pesquisa e observação sistemática, entre outros. Desde 2019 preside o Painel sobre Observações Terrestres para o Clima, sob a Organização Meteorológica Mundial e em 2021 foi nomeada membro do Conselho Superior da FAPESP.
Vladimir Borges Ribeiro – Presidente da Associação de Moradores do bairro Frei Damião – Palhoça/SC. Vladimir tem 47 anos, nasceu em Três Barras, no Paraná, trabalhou como carpinteiro durante 20 anos e é funcionário público desde 2021. Bacharel em Teologia pelo Instituto Renascer, é graduando em Design pela Unisul e músico. Vladimir mora no bairro Frei Damião, em Palhoça, desde 2001, e atua como presidente da Associação de Moradores desde 2018, sendo reeleito duas vezes consecutivas. Atuante na área social da comunidade, fundou também a escolinha de futebol Avengers e é parceiro de projetos para mudanças estruturais no Frei Damião, como a pavimentação de ruas, drenagem, implantação de rede de água potável e melhorias na rede elétrica.
Willian Narzetti – Gerente Executivo no ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis. William é doutor e mestre em administração pela ESAG/UDESC e economista pela UFSC. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, com experiência de mais de 17 anos na concepção, captação de recursos, liderança de equipes e gerenciamento de projetos socioeconômicos. Coordenou projetos na rede do Instituto Pe. Vilson Groh – IVG. Cofundador e atual presidente da Associação Amigos da Guiné-Bissau, que há 10 anos apoia a educação na Guiné-Bissau. Foi coordenador geral do CCEA e atuou como diretor voluntário em diferentes instituições.